Acredito que o trabalho do compositor merece respeito. Contudo, mais respeito ainda merece quem dá vida para ele, ou seja, quem canta ou dança, então em reverência a estes seres começo a compartilhar com vocês as grandes estórias de cada verso e melodia criadas por mim. Uma viagem ao meu interior, onde abro o coração, mente e alma.
E ela, a viagem, começa por DEVOÇÃO.
Somos desafiados o tempo todo, então lá estava diante do projeto de revelar o amor pela terra, meu chão. Havia criado anteriormente “Gaúcho Coração”, cuja temática fala justamente em ter e porque ter orgulho do Rio Grande do Sul. Então, minha tarefa era fazer algo diferente, porém próximo desta linha.
Pois bem. O que escrever? Qual a temática? Falar de amor ao rio grande sem ser redundante, parecia naquele momento impossível.
Mas, entre um mate e outro, fechei os olhos, comecei a limpar a mente, ao mesmo tempo buscar dentro de mim o que eu - Tiago Cambona, estava sentindo em relação a minha amada terra.
Devoção é a forma encontrada para agradecer a minha terra. É o reconhecimento de que vivo em uma terra livre, linda, por ela me fiz cantor, compositor. Hoje posso dizer que sou devoto do meu chão sulino e a ele sou fiel e leal.
No Rio Grande do Sul tu encontras as coisas mais simples e perfeitas já criadas pelas mãos divinas, desde a natureza às pessoas que estão a nossa volta. Ser gaúcho é ser único no universo, é respeitar e ser respeitado, é ter a honra de ter ancestrais que deram sangue e vida para manter essa terra livre e próspera.
E foi com esse sentimento que surgiu “Devoção”.
Créditos da foto: Devis Bueno - Estampa da Tradição fotografia
Uma conversa em 2013, Caxias do Sul, depois de um desafio que me foi entregue por Silvio Pereira. O instrutor me apresentou a proposta do Piá do Sul, para a final do ENART - 2013: “Orgulho pelo Rio Grande do Sul”. Confesso. Fiquei surpreso, pois de modo geral, nós participantes do festival, na maioria das vezes, estamos falando neste orgulho que sentimos pelo Rio Grande.
Aí está a Devoção - Escutemos! https://soundcloud.com/tiagosantoscambona/devo-o
Nenhum comentário:
Postar um comentário